Os servidores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, identificados em imagens do circuito interno do Palácio do Planalto, durante invasão golpista em 8 de janeiro deste ano, serão ouvidos pela Polícia Federal, neste domingo (23.04).
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator do inquérito que investiga possível omissão de autoridades nos ataques às sedes dos três Poderes, determinou as oitivas.
O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Ricardo Cappelli, postou um comunicado no Twitter, que as imagens do dia 08/01/2023, do circuito interno de Segurança do Palácio do Planalto, podem ser obtidas por meio do link:https://drive.presidencia.gov.br/public/615ba7
A lista com os nomes dos militares foi entregue pelo ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, por determinação de Alexandre de Moraes para que todos fossem identificados e ouvidos.
O major do Exército José Eduardo Natale de Paula Pereira, que atuava como coordenador de segurança de instalações dos palácios presidenciais, flagrado pelas imagens dando água para os golpistas, consta da lista enviada ao STF.
As investigações devem apontar se os servidores que aparecem nas imagens tiveram ou não alguma participação na invasão do Planalto. Porém, não quer dizer que os ouvidos tem envolvimento no ato antidemocráticos.
Leia matéria relacionada - Clã Bolsonaro será representado por Eduardo na CPMI
Veja a lista completa
General Marco Edson Gonçalves Dias
Major do Exército José Eduardo Natale de Paula Pereira
General do Exército Carlos Feitosa Rodrigues
Coronel do Exército Wanderli Baptista da Silva Júnior
Coronel do Exército Alexandre Santos de Amorim
Coronel do Exército André Luiz Garcia Furtado
Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros do DF, Marcus Vinícius Braz de Camargo
Capitão do Exército Adilson Rodrigues da Silva
Sargento da Aeronáutica Laércio da Costa Júnior
Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).