01 de Março de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Ministérios Terça-feira, 01 de Agosto de 2023, 15:26 - A | A

Terça-feira, 01 de Agosto de 2023, 15h:26 - A | A

pesca artesanal

Lula lança programa para beneficiar pesca artesanal

Segundo o Planalto, o programa Povos da Pesca Artesanal abrange ações que, juntas, têm o investimento de R$ 154 milhões e que beneficiarão 630 mil pescadores em todo o país

Carlos Oliveira/Fatos de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará presente nesta quarta-feira (02.08), no lançamento do programa Povos da Pesca Artesanal e na assinatura da retomada do Conselho Nacional da Aquicultura e Pesca (Conape). O evento acontecerá no Palácio do Planalto, em Brasília, e faz parte das atividades da Semana Nacional da Pesca Artesanal, que reunirá centenas de representantes das comunidades pesqueiras de todo o país na capital federal.

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) realiza pela primeira vez um evento exclusivamente para pescadoras e pescadores artesanais: a 1ª Semana Nacional da Pesca Artesanal. O evento acontece na sede do MPA e irá até sexta-feira (04.08).

Em um comunicado oficial, o Planalto divulgou que o programa abrange um conjunto de ações que receberão um investimento de pelo menos R$ 154 milhões, com o objetivo de beneficiar 630 mil pescadores em todo o país.

As ações incluem melhorias nas condições de trabalho, valorização das tradições culturais ligadas à pesca, promoção da inclusão socioeconômica dos pescadores, disponibilização de linhas de crédito e assistência técnica, além de bolsas de iniciação científica para jovens estudantes envolvidos em estudos relacionados à pesca.

Pescadoras e pescadores artesanais representam aproximadamente 1 milhão de pessoas no Brasil e respondem por quase 60% do pescado produzido no país. Estão majoritariamente nas regiões Nordeste (46%) e Norte (37%).

Leia Também: FUNAI aprova demarcação de terra indígena Kapôt Nhinore; em MT área tem 141 propriedades não indígenas

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760