17 de Junho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Ministérios Quinta-feira, 04 de Maio de 2023, 14:10 - A | A

Quinta-feira, 04 de Maio de 2023, 14h:10 - A | A

Prevenção

Ministério da Saúde lança campanha de combate à dengue, zika e chikungunya

Saúde lança campanha após aumento da dengue, zika e chikungunya

Fatos de Brasília

O Ministério da Saúde lançou a campanha nacional de combate às três arboviroses nesta quinta-feira (04.05) com a mensagem "Brasil Unido contra a dengue, zika e chikungunya".

Além de advertir sobre as formas de prevenção e controle do mosquito transmissor, a campanha tem o intuito também de alertar sobre os sintomas das doenças.

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha será veiculada a partir de hoje na TV aberta, rádio, Internet, e carros de som por todas as regiões do país, para reforçar as medidas que já são adotadas e garantir também a assistência à população. "Quanto mais rápido a pessoa identificar os sintomas e buscar atendimento médico, mais rápido será o diagnóstico com maior chance de tratamento e redução de óbitos", informou a pasta em nota.

Ainda de acordo com o Governo, no mês de março foi instalado o Centro de Operações de Emergência (COE Arbovirose) para ter um maior monitoramento do cenário epidemiológico nos Estados. Desde a instalação cerca de oito Estados já passaram a receber visitas de campo da equipe, sendo eles Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Bahia. 

Importante ressaltar, que no final do mês de abril deste ano houve um aumento de 30% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período do ano de 2022 no país. As ocorrências de casos passaram de 690,8 mil, no ano passado, para 899,5 mil neste ano. O grande fator para esse aumento está ligado a variação climática e o aumento das chuvas.

Leia mais - Brasil está em 92° lugar no ranking de liberdade de imprensa

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760