24 de Junho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Presidência Quarta-feira, 21 de Junho de 2023, 11:06 - A | A

Quarta-feira, 21 de Junho de 2023, 11h:06 - A | A

reunião

No Vaticano, Lula se encontra com Papa Francisco

O presidente cumpre agenda na Europa

Giovanna Bitencourt/Fatos de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Vaticano, na Itália, na manhã desta quarta-feira (21.06), para se reunir com o Papa Francisco. A visita do líder brasileiro ao pontífice faz parte da agenda que o presidente cumpre na Europa durante essa semana.

A guerra na Ucrânia, mudanças climáticas e combate à fome são os temas do encontro. Lula também vai convidar o pontífice para participar do Círio de Nazaré, uma das principais festas religiosas do país realizada anualmente em outubro, em Belém (Pará).

Após o encontro com o Papa, o presidente terá uma audiência com o arcebispo Edgar Peña Parra, da Secretaria de Estado do Vaticano. Ainda hoje, Lula também se encontrará com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que visitou o petista na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, Paraná, durante a prisão do agora presidente.

Mais cedo, o presidente esteve com o ex-primeiro-ministro italiano Massimo D’Alema. Posteriormente, Lula se reuniu com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein, primeira mulher à frente da centro-esquerda italiana.

Ainda na manhã desta quarta, no horário italiano, o petista esteve com o presidente da Itália, Sergio Mattarella. Nas redes sociais, Lula disse que o encontro serviu para discutir o “estreitamento das relações” entre Brasil e Itália e o acordo entre a União Europeia e o Mercosul.

Após cumprir a agenda na Itália, o presidente Lula embarcará para a França. Na quinta-feira (22), Lula deve participar da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris. Ele também deve discursar no evento do Power Our Planet, no Campo de Marte, na capital francesa. O convite para participar do encontro foi feito por Chris Martin, do Coldplay.

À noite, ele será recepcionado para um jantar oferecido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, aos chefes de delegação participantes da cúpula. Na sexta-feira (23.06), Lula deve participar do Diálogo de Alto Nível da Cúpula, em Paris, além de se reunir com Macron. Na bilateral, os dois chefes de governo devem tratar de temas relacionados ao meio ambiente, ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e à guerra na Ucrânia.

Leia mais - Lula amplia mínimo existencial para R$ 600; medida abre caminho para renegociação de dívidas

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760