01 de Março de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Presidência Quarta-feira, 07 de Junho de 2023, 15:10 - A | A

Quarta-feira, 07 de Junho de 2023, 15h:10 - A | A

Prioridade

Lula destaca importância da valorização da educação na vida dos jovens

Lula reforçou a necessidade dos jovens colocarem os estudos como prioridade para ter um futuro promissor

Izadora Fernandes/Fatos de Brasília

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou nesta quarta-feira (07.06) o campus paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) na região metropolitana de Recife.

Durante discurso, o presidente ressaltou a importância da educação na vida do cidadão, o mesmo deu a si mesmo como exemplo, já que foi o primeiro em seu núcleo familiar a ter um diploma primário.

“A grande herança que um pai e uma mãe desejam para os filhos é uma profissão. Lembro do orgulho da minha mãe quando me deixava no Senai para estudar. E por causa desse curso, eu virei presidente da República. Nada é impossível quando a gente acredita. Quando a gente tem uma profissão, a vida muda. Eu tenho oito irmãos. Fui o primeiro a ter um diploma primário. O primeiro a fazer um curso técnico. E por conta desse curso, eu fui o primeiro filho a ter um salário mínimo, uma televisão, uma geladeira”, descreveu.

Lula reforçou também a necessidade dos jovens colocarem os estudos como prioridade para ter um futuro promissor, visto que em sua época não tinha as oportunidades que a geração atual tem hoje. No evento, ocorreu o lançamento de uma política nacional de alfabetização

“Eu já tive a idade de vocês. Por isso eu digo: estudem. Vocês estão no melhor momento da vida. Antes, muita gente não tinha oportunidade porque não tinha escola para estudar. Agora tem”, pontuou.

O reitor do Instituto Federal de Pernambuco, José Carlos de Sá, agradeceu o presidente por colocar a categoria da educação como uma das principais prioridades em políticas públicas. Ainda de acordo com o reitor, a criação da rede federal foi uma das maiores revoluções já feitas na educação do país.

“Agradeço o presidente principalmente que tudo isso aqui só está existindo porque em 2008 o senhor assinou a Lei 11.892 que criou a rede federal de educação profissional científica e tecnológica. A criação dessa rede foi uma das maiores revoluções feitas na educação desse país, e é sua obra, sua autoria e nada mais justo que o senhor esteja inaugurando campus dos institutos federais país a fora”, ressaltou José Carlos.

Para Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, o instituto que era apenas de educação, agora engloba também a ciência e a tecnologia, o que é uma representação importante de política pública revolucionária.

“É sempre uma alegria visitar o campus que agora graças ao presidente Lula que fez uma revolução e não é mais um instituto só de educação, e essa revolução o presidente fez no seu primeiro Governo, agora o instituto federal é também o da ciência e da tecnologia, que representa uma política pública revolucionária para os institutos tecnológicos do país”, destaca a ministra.

Ainda conforme Luciana Santos, o sentido do instituto no primeiro governo era enfrentar a desigualdade regional e potencializar as vocações no território brasileiro, e com a inauguração do campus paulista foi selada a retomada da política de expansão da rede de ensino que criou 600 unidades em todo o país permitindo que todos os jovens tenham acesso a uma educação de qualidade.

Leia Também - Governo cria programa emergencial de renegociação de dívidas

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760