24 de Fevereiro de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Presidência Sexta-feira, 21 de Abril de 2023, 12:49 - A | A

Sexta-feira, 21 de Abril de 2023, 12h:49 - A | A

8 de janeiro

CPMI inevitável, Governo busca o controle

A CPMI será formada, por 32 parlamentares, divididas igualmente entre Senado e Câmara

Carlos Oliveira

O Governo Federal reconhece que é inevitável a instauração da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, em 8 de janeiro deste ano.

O Planalto trabalhava para que os parlamentares retirassem seus nomes da lista, após liberação de emendas ou nomeações em segundo e terceiro escalões, mas isso está atrasado.

Além disso, imagens do General Gonçalves Dias, agora, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), interagindo com os invasores do Palácio do Planalto foram divulgadas pela CNN.

As imagens causaram uma crise que levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocar uma reunião de emergência. O general pediu demissão após a reunião, mas a crise continua, e desta forma o Governo considera a CPMI inevitável. Assim, a estratégia é buscar o controle da comissão ao invés de tentar impedir a instauração.

A CPMI será formada, por 32 parlamentares, divididas igualmente entre Senado e Câmara. O Governo possui maioria em ambas as casas, levando a acreditar que a oposição terá no máximo 10 membros na comissão.

Para os parlamentares governistas, o número de membros da oposição na comissão não é o principal problema, mas sim o impacto que eles podem causar nas redes sociais, já que, mesmo em minoria, podem aproveitar a oportunidade para produzir conteúdo e se promover nesse ambiente em que ainda têm mais influência.

Leia Também: PF marca depoimento de Bolsonaro sobre investigações do 8 de janeiro para quarta-feira

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760