17 de Junho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Ministérios Sábado, 24 de Junho de 2023, 09:21 - A | A

Sábado, 24 de Junho de 2023, 09h:21 - A | A

DE NOVO

Ministério da Saúde recomenda uso de máscaras para pessoas com sintomas gripais e fatores de risco para Covid-19

A Nota Técnica destaca que, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha declarado o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espii) relacionada à Covid-19, o vírus ainda continua circulando no Brasil e no mundo

Rojane Marta/Fatos de Brasília

 O Ministério da Saúde divulgou nessa sexta (23.06) uma Nota Técnica em que recomenda o uso de máscaras de proteção facial para determinados grupos de pessoas, como parte das medidas de prevenção e controle da Covid-19. A orientação é direcionada a indivíduos com sintomas gripais, pessoas que apresentam fatores de risco para a doença e casos suspeitos ou confirmados.

A Nota Técnica destaca que, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha declarado o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espii) relacionada à Covid-19, o vírus ainda continua circulando no Brasil e no mundo. Portanto, medidas de prevenção e controle ainda são necessárias para conter a transmissão e proteger aqueles em maior risco de desenvolver complicações graves.

Além do uso de máscaras, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação como principal medida de prevenção contra as formas graves da Covid-19. A meta é atingir uma cobertura vacinal de 90% na população-alvo, lembrando que a vacina está disponível para todas as pessoas acima de 6 meses de idade.

A Nota Técnica ressalta que os testes rápidos de antígeno (TR-Ag) realizados por profissionais de saúde continuam sendo fundamentais para o diagnóstico e isolamento dos casos confirmados, favoráveis para a redução da transmissão do vírus. No entanto, o teste padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19 é o teste de biologia molecular (RT-PCR), que deve ser realizado em unidades de saúde específicas.

No que diz respeito à vigilância epidemiológica, o Ministério da Saúde reforça a importância da notificação universal da Covid-19, bem como o envio de Requisição para sequenciamento genômico, a fim de identificar oportunamente o incidente de novas variantes de preocupação ou de interesse.

As medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico, etiqueta respiratória, higiene das mãos e limpeza de ambientes, também continuam sendo recomendadas para prevenir a transmissão do vírus.

É importante ressaltar que as orientações presentes na Nota Técnica estão sujeitas a revisões conforme a evolução da situação epidemiológica e a emergência de novas evidências científicas relacionadas à Covid-19.

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760