01 de Março de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Ministérios Quinta-feira, 13 de Abril de 2023, 09:44 - A | A

Quinta-feira, 13 de Abril de 2023, 09h:44 - A | A

INTERNACIONAL

Brasil reforça a relevância do tema da sustentabilidade no processo de revisão do Grupo Banco Mundial

Documento apresentado durante reunião em Washington defende o estímulo ao desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente

Ministério da Fazenda

O comunicado assinado pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentado no Comitê de Desenvolvimento nas Reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Grupo Banco Mundial (GBM), em Washington, nesta quarta-feira (12/4), defende que a instituição estimule e facilite o desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente de seus membros. Para cumprir sua missão, é fundamental que a instituição tenha um modelo operacional que leve em conta as reais necessidades e demandas de seus clientes.

O comunicado foi apresentado em nome do grupo de países que o Brasil representa. Em processo de reconexão e ativa participação nas discussões para reformas das instituições financeiras internacionais, o Brasil tem se posicionado a fim de garantir que as dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade sejam levadas em conta na atualização da missão do GBM.

Além disso, a preservação da sustentabilidade financeira do GBM é vista em conjunto com a possibilidade de aumento na capacidade de gerar novos empréstimos do banco, sem aumentos de custos, segundo o comunicado. Nesse sentido, inovações financeiras, compartilhamento de risco e parcerias com o capital privado podem ser mecanismos importantes para ampliar o impacto das operações do GBM no desenvolvimento sustentável das economias dos países membros.

A secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, representou Fernando Haddad no evento.

A reforma do GBM

O Evolution Roadmap de reformas do GBM se iniciou em fins de 2022 e seguirá até outubro de 2023, quando as Reuniões Anuais do FGM e FMI terão lugar em Marraqueche. O pacote de reformas envolve a ampliação da missão e da visão, mas também revisão do modelo de operações e financeiro do GBM.

Reuniões ao longo dos próximos meses vão definir a nova estrutura e o funcionamento do grupo nos próximos anos. O GBM abriu consulta pública sobre o seu processo de reforma e qualquer cidadão pode dar sua opinião e expressar suas posições.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760