22 de Julho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Câmara Federal Quinta-feira, 27 de Abril de 2023, 17:45 - A | A

Quinta-feira, 27 de Abril de 2023, 17h:45 - A | A

Experiente

Saiba quem é Artur Maia cotado para assumir o comando da CPMI

O nome do deputado ganhou força após a desistência de André Fufuca (PP-MA)

Carlos Oliveira

Artur Maia (União-BA), está em seu quarto mandato consecutivo e ganhou destaque como relator da Reforma da Previdência durante o Governo de Michel Temer. Além disso, Maia apoiou a Reforma Trabalhista e foi fiel ao ex-presidente ao votar a favor dele durante o processo em que se pedia abertura de investigação, o que poderia resultar no afastamento de Temer da presidência da república. O voto do deputado foi crucial para arquivar a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF).

O nome de Maia ganhou força para presidir a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará os atos ocorridos em 8 de janeiro, após o deputado André Fufuca (PP-MA), que contava com apoio de congressistas, desistir formalmente da disputa pela presidência da comissão.

A instalação da CPMI está prevista para a próxima semana. Os líderes partidários já estão definindo as indicações dos 16 deputados e 16 senadores titulares, acompanhados de igual número de suplentes. A correlação de forças no Congresso e o entendimento entre os maiores blocos da Câmara e do Senado vão definir o comando da comissão.

Segundo as regras do Congresso, a relatoria e presidência da comissão devem ser alternadas, sendo um senador responsável pelo comando da CPMI e um deputado pela relatoria ou vice-versa. Se Artur Maia assumir a presidência, um senador assumirá a relatoria.

Em suas redes sociais, o deputado afirmou que trabalhará "com isenção e responsabilidade, tendo em vista a importância do tema para o Brasil. A história merece ter um esclarecimento do que de fato aconteceu no 8 de janeiro".

Leia Também: Jayme Campos pede que CPMI não se transforme em palanque eleitoral

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760