22 de Julho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Câmara Federal Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023, 11:58 - A | A

Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023, 11h:58 - A | A

em discussão

Projeto aumenta pena para crimes de estupro e importunação sexual cometidos em carro de APP

O projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados

Giovanna Bitencourt/Fatos de Brasília

Tramita na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3964/23, que modifica o Código Penal, com a intenção de aumentar as penas para os crimes de importunação sexual e estupro a passageiros em veículos de aplicativo.

A proposta é de autoria dos deputados do Cidadania Alex Manente (SP), Any Ortiz (RS) e Amom Mandel (AM). Segundo o texto, o estupro praticado no contexto do transporte remunerado individual de passageiros passará a ser punido com pena de 6 a 12 anos de reclusão. A importunação sexual no mesmo contexto, por sua vez, passará a ter pena de 2 a 6 anos de reclusão, caso a conduta não configure crime mais grave.

Atualmente, a lei estipula que quem comete o crime de estupro seja punido com pena de 6 a 10 anos de reclusão. Já a importunação sexual tem pena prevista de 1 a 5 anos de reclusão.

Conforme a proposta, motoristas e passageiros do transporte remunerado individual de passageiros estão frequentemente expostos a riscos. “Casos recentes de crimes sexuais cometidos durante o trajeto são cada vez mais noticiados, criando um ambiente de insegurança para os usuários desse serviço, especialmente às mulheres.”, diz a justificativa.

Os deputados ressaltam que o Código Penal não aborda de maneira específica a tipificação do estupro qualificado em contexto de transporte de passageiro individual remunerado.

“A tipificação específica tem o papel de prevenir e desencorajar tais práticas, já que a situação envolvida no transporte tem levado à ocorrência de crimes de natureza sexual por indivíduos mal-intencionados, que se aproveitam do fato de a vítima se encontrar totalmente indefesa, tendo em vista que o veículo se encontra em movimento”, diz os autores.

Leia mais - PF abre inquérito para apurar causas do apagão nacional; “sabotagem e atentado contra a segurança”

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760