17 de Junho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Câmara Federal Sexta-feira, 26 de Maio de 2023, 08:18 - A | A

Sexta-feira, 26 de Maio de 2023, 08h:18 - A | A

na CÂMARA

Lira tem ignorado Dallagnol para falar sobre cassação; "manutenção do mandato é algo possível"

Dallagnol avalia que manutenção de seu mandato é algo “possível” diante do cenário criado

Lucione Nazareth/VGN

O deputado cassado, Deltan Dallagnol (Podemos-PR), disse nessa quinta-feira (25.05) que presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem recusado seus contatos para falar sobre o processo que culminou na cassação, que ainda precisa passar por um trâmite da Mesa da Câmara, mas que apesar disso, se sente acolhido pelos demais colegas da Casa Legislativa. A declaração consta em entrevista ao jornal O Globo.

“Eu procurei o presidente da Câmara. Mandei mensagem para ele, minha assessoria tentou agendar uma reunião, mas ele fechou as portas, não respondendo às mensagens e aos nossos pedidos. [...] Ao mesmo tempo que vejo uma falta de acolhimento do presidente da Câmara, eu vejo um amplo acolhimento dos deputados da Casa. Na 1ª coletiva que fizemos após a cassação, havia ali mais de 50 deputados de 11 diferentes partidos que representam mais de 10 milhões de votos. Todos expressando sua solidariedade e a sua indignação com o cerceamento da soberania popular expressada pelo voto”, disse Deltan ao jornal.

Ele avalia como difícil a manutenção de seu mandato, mas “possível” diante do cenário criado. “A manutenção do mandato é difícil, mas é possível. Existem dois caminhos: um é por meio da decisão da Câmara [..] existe também a possibilidade de uma medida no Supremo Tribunal Federal que reverta a decisão do Tribunal Superior Eleitoral”.

Além disso, declarou que o mandato do senador Sergio Moro (União-PR), que atuou como juiz na Operação Lava Jato, também está em risco. “Vejo. Nós vimos a cassação de um mandato fora das hipóteses legais de alguém que combateu a corrupção. O Brasil está caminhando cada vez mais para o exercício do direito da força em vez da força do direito. Precisamos restaurar a institucionalidade, o império da lei e a democracia. Isso depende da tomada de posição e da ação das pessoas, sempre pelos canais democráticos”, declarou Dallagnol

Importante destacar que a defesa do deputado cassado Deltan Dallagnol será analisada pela Mesa Diretora da Câmara. Ele também poderá recorrer da decisão da Corte eleitoral no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Leia Também - Corregedoria não encontra Dallagnol e notifica sobre cassação via edital     

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760