19 de Junho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Câmara Federal Quinta-feira, 01 de Junho de 2023, 07:11 - A | A

Quinta-feira, 01 de Junho de 2023, 07h:11 - A | A

Barganha

Lira busca controle de ministérios para manter apoio a Lula

A intenção do presidente da Câmara é indicar aliados para os ministérios ocupados pelo União Brasil

Carlos Oliveira/ Fatos de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem enfrentado dificuldades nas articulações para as votações no Congresso Nacional. Essas dificuldades foram evidenciadas recentemente com a aprovação do projeto do marco temporal para demarcações de terras indígenas e a dificuldade em votar a medida provisória que estrutura os ministérios.

Ciente dos desafios enfrentados pelo governo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), propôs um conjunto de solicitações ao presidente da República, visando mudar o cenário e tornar a agenda legislativa mais tranquila. Essas solicitações incluem o controle de quatro ministérios.

A intenção de Lira é indicar aliados para o Ministério da Saúde e para as três pastas atualmente comandadas por indicados do União Brasil. Isso se deve ao fato do partido não estar oferecendo o apoio esperado ao governo, apesar de possuir uma representação significativa na Esplanada dos Ministérios.

Assim, diante da crescente insatisfação dos deputados com a estratégia de articulação política do governo, o presidente da Câmara defende a transferência destas pastas para partidos que não estão no primeiro escalão, incluindo seu próprio partido, o PP, e o Republicanos. 

Ministérios do União Brasil

Ministério das Comunicações, com Juscelino Filho; do Turismo, com Daniela Carneiro; e  da Integração Nacional, com Waldez Goés. O partido não tem atuado como base do governo nas últimas votações,  o que facilita uma possível entrega das pastas para aliados de Lira.

Leia Também: Bolsonaro e governador do DF podem ser chamados para depor na CPMI do 8 de Janeiro

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760