16 de Junho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Presidência Sexta-feira, 14 de Julho de 2023, 14:18 - A | A

Sexta-feira, 14 de Julho de 2023, 14h:18 - A | A

Mais médicos

Lula sanciona lei do Mais Médicos e cria 15 mil novas vagas

Iniciativas inéditas incluem a seleção de médicos para equipes de Consultório na Rua, atendimento à população prisional e novas vagas em territórios indígenas

Carlos Oliveira/Fatos de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei do Programa Mais Médicos, que estabelece a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde. A medida visa aumentar em 15 mil o número de médicos atuando na atenção básica do SUS, especialmente em regiões vulneráveis.

Entre os avanços, destaca-se a prioridade dada à formação de profissionais com mestrado e especialização, além de benefícios para atuação em áreas de difícil acesso e pagamento de dívidas do FIES.

O Ministério da Saúde também anunciou a abertura de novos editais para profissionais e adesão de municípios. Essas iniciativas inéditas incluem a seleção de médicos para equipes de Consultório na Rua, atendimento à população prisional e novas vagas em territórios indígenas.

O presidente ressaltou que essa medida representa um investimento fundamental na saúde do país, proporcionando atendimento de qualidade mesmo nos locais mais remotos. Com a previsão de ter um total de 28 mil médicos em todo o país até o final de 2023, o programa irá beneficiar mais de 96 milhões de brasileiros.

Ele destacou a importância do médico de família e dos agentes de saúde para transformar o padrão de saúde nacional. A retomada do programa Mais Médicos é resultado da Medida Provisória 1.165, aprovada pelo Congresso Federal em junho.

Além disso, foi instituído um Grupo de Trabalho Interministerial para discutir e propor regras de reservas de vagas para médicos com deficiência e de grupos étnico-raciais.

Leia Também: Lula sanciona novo Minha Casa, Minha Vida; meta é atender 2 milhões de famílias

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760