01 de Março de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Presidência Sexta-feira, 21 de Abril de 2023, 21:32 - A | A

Sexta-feira, 21 de Abril de 2023, 21h:32 - A | A

ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Alexandre de Moraes quebra sigilo e dá 48 horas para GSI entregar imagens de 8 de janeiro

Alexandre de Moraes determinou o envio de todo material, à Suprema Corte, em 48 horas

Edina Araújo & Carlos Oliveira

O ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (21.04) a quebra de sigilo de todas as imagens das câmeras do circuito interno do Palácio do Planalto, do dia 8 de janeiro. Segundo Moraes, as filmagens devem ser entregues ao STF em até 48 horas.

“Para elucidação das responsabilidades criminais dos envolvidos nos crimes objeto desta investigação, é necessária a vinda aos autos de todas as imagens que auxiliem na identificação dos responsáveis”, diz ministro na decisão.

Segundo o despacho do ministro, a investigação não se limita aos envolvidos na tentativa de violação do Estado Democrático de Direito, mas também busca responsabilizar agentes públicos que, durante ou após os crimes, foram coniventes ou negligentes em suas atribuições legais.

Em razão disso, Moraes determinou que a Polícia Federal (PF) colha o depoimento de todos os servidores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) identificados nas imagens das câmeras de segurança, para elucidar a conduta destes servidores durante a invasão.

Ricardo Cappelli, chefe interno do GSI, informou em uma postagem nas redes sociais, que irá divulgar, a partir de amanhã, todas as imagens do Palácio do Planalto do dia 8 de janeiro em cumprimento a determinação do ministro Alexandre de Moraes.

“Seguiremos trabalhando no GSI amanhã a partir das 9h para dar cumprimento às determinações do ministro Alexandre de Moraes. Enviaremos ao STF o material solicitado e tornaremos públicas TODAS as imagens do dia 8/01”, escreveu.

— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) April 21, 2023

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760