O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nessa segunda-feira (24.04), em entrevista ao participar de convenção do Republicanos, que será instalada nesta semana três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), sendo uma delas contra as invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
“Vamos trabalhar muito para que a CPI ou as CPIs, que possam ser instaladas, porque a Câmara tem CPIs próprias, pedidos, não atrapalhem o curso das votações”, disse Lira.
Uma das CPIs que serão instaladas é contra o MST protocolado em 15 de março pelo deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS). O requerimento tem 172 assinaturas. A CPI, conforme o autor, seria composta de 27 titulares e 27 suplentes, com prazo de até 120 dias.
“Precisamos investigar com todo o rigor quem está financiando o terror no campo”, disse Zucco, ao falar das invasões de terra de integrantes do MST. Neste mês de abril, militantes invadiram fazendas em diversos Estados e até prédios públicos, como da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A Frente Parlamentar do Agropecuária também pressiona os congressistas para que a investigação ocorra diante das ações do MST.
Os deputados também devem abrir Comissões Parlamentares de Inquérito para investigar as inconsistências contábeis das Lojas Americanas e a manipulação de jogos de futebol no Brasil por causa de apostas esportivas.
Leia Também - Pesquisa indica que Tarcísio é o favorito para substituir Bolsonaro em caso de inelegibilidade
Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).