24 de Fevereiro de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Câmara Federal Sábado, 15 de Abril de 2023, 16:51 - A | A

Sábado, 15 de Abril de 2023, 16h:51 - A | A

Disputa por Espaço

Formação de superblocos na Câmara beneficia governo de Lula, diz ministro

Os dois superblocos concentram mais da metade de todos os deputados federais

Carlos Oliveira/ Fatos de Brasília

Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a formação de dois superblocos na Câmara irá beneficiar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Padilha esclarece que, embora seja favorável ao governo, a criação desses blocos é uma prática comum na rotina interna da Câmara, independente do Palácio do Planalto.

Padilha exemplificou como o governo será favorecido pela formação dos superblocos citando a aprovação do novo arcabouço fiscal. Segundo Padilha, esses blocos votarão em consonância com o governo, “porque o marco fiscal não é um tema que divide governo e oposição”, disse o ministro.

O tamanho das bancadas e dos blocos partidários é importante na distribuição de cargos e comissões da Casa. Na prática, quanto maior o número de parlamentares reunidos em uma sigla ou bloco, maior a influência política do grupo na Câmara.

Os dois superblocos da Câmara concentram mais da metade de todos os deputados federais. O maior deles, com 173 parlamentares, é liderado por Felipe Carreras (PSB-PE), mesmo partido do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Entretanto, o bloco foi criado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e é composto pelo PP, PSB, União Brasil, PSD-Cidadania, Solidariedade, Patriota, Avante e PDT.

O outro bloco, liderado por Fábio Macedo (Podemos-MA), une as legendas Republicanos, MDB, PSD, Podemos e PSC, com um total de 142 deputados.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760