24 de Fevereiro de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Geral Quarta-feira, 14 de Junho de 2023, 19:58 - A | A

Quarta-feira, 14 de Junho de 2023, 19h:58 - A | A

Economia

S&P melhora perspectiva da economia do Brasil pela 1ª vez desde 2019

A nova classificação do Brasil pela agência impulsionou a Bolsa e provocou queda no dólar

Carlos Oliveira/Fatos de Brasília

A agência de classificação de risco S&P Global Ratings elevou a perspectiva de rating - nota de crédito - do Brasil de estável para positiva nesta quarta-feira (14.06), Essa é a primeira vez desde 2019 que o país recebe uma classificação positiva. 

Segundo a agência, existem indícios de maior confiança nas políticas fiscais e monetárias estáveis, o que pode beneficiar o atual cenário de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O relatório também destaca o pragmatismo do governo atual.

Além disso, a agência afirma que se o governo conseguir implementar políticas econômicas "pragmáticas" para conter as vulnerabilidades nas finanças públicas do país e estimular um crescimento mais significativo do PIB, há a possibilidade de um aumento do rating brasileiro nos próximos dois anos.

Essa mudança de perspectiva de estável para positiva reflete, na prática, a solidez e a saúde das finanças do Brasil, demonstrando sua capacidade de cumprir seus compromissos financeiros a longo prazo. 

Essa alteração indica um cenário mais otimista para o país no médio prazo, o que pode eventualmente resultar em novos aumentos na nota de crédito. Quanto maior é essa classificação, mais confiável o país é.

A notícia da nova classificação do Brasil pela S&P impulsionou a Bolsa, que registrou uma alta significativa e renovou a máxima do dia nos últimos trinta minutos de pregão. Além disso, o dólar também foi impactado pela decisão, sofrendo uma queda acentuada no encerramento do dia.

Nas redes sociais, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou a notícia em uma postagem no Instagram ele disse: “Brasil ganha classificação positiva nas expectativas de estabilidade fiscal e monetária”.

Leia Também: Senado aprova MP do Minha Casa, Minha Vida; texto vai à sanção

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760