16 de Junho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Geral Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023, 10:32 - A | A

Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023, 10h:32 - A | A

APURAÇÃO

Polícia Federal irá investigar apagão nacional; “possibilidade de atos ilícitos”

Ministro da Justiça encaminhou pedido à PF para investigar falta de energia em MT e em outros 25 Estados

Lucione Nazareth/Fatos de Brasília

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, encaminhou nessa quarta-feira (16.08) ofício para que a Polícia Federal investigue as causas do apagão nacional que deixou 25 Estados e o Distrito Federal sem energia elétrica na última terça-feira (15).

A Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia em Mato Grosso, informou que mais de 340 mil consumidores foram atingidos pelo “apagão”, que ocorreu por volta das 07h30, gerando uma interrupção que afetando moradores das regiões de Juara, Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Paranatinga, Sorriso, Nova Mutum, Sapezal, Sinop, Rondonópolis, e entre outros municípios.

Leia Também - Concessionária de energia de MT informa que apagão atingiu mais de 340 mil consumidores do Estado

Nessa quarta (16), Flavio Dino afirmou que enviou o pedido do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para realização de investigação policial sobre “a anômala interrupção”.

“A providência é necessária em face da ausência de elementos técnicos, até o momento, que expliquem o que ocorreu. Assim, é prudente uma análise mais ampla, inclusive quanto à possibilidade de atos ilícitos”, escreveu o ministro em uma rede social.

Importante destacar que nessa quarta (16), relatório preliminar do Operador Nacional do Sistema apontou que houve erro de programação na linha de transmissão da Eletrobras no Ceará. O problema teria ocorrido na linha Quixadá-Fortaleza, operada pela Chesf, uma subsidiária da Eletrobras. A empresa assumiu o erro e disse que não protegeu a rede adequadamente.

Em nota, a Eletrobras informou que a manutenção da linha está em conformidade com as normas técnicas associadas e que está colaborando para identificar as causas do apagão.  

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760