17 de Maio de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Geral Quarta-feira, 28 de Junho de 2023, 08:38 - A | A

Quarta-feira, 28 de Junho de 2023, 08h:38 - A | A

Minha Casa, Minha Vida

Instalação de painéis solares em casas populares podem encarecer conta de luz, alerta Aneel

Aneel alertou Governo sobre o aumento nas contas de luz de todos os brasileiros com a captação de energia solar em unidades do Minha Casa, Minha Vida

Lucione Nazareth/Fatos de Brasília

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) encaminhou ofício ao Ministério de Minas e Energia que a instalação dos painéis solares nas casas vinculadas ao programa Minha Casa, Minha Vida teria o potencial de aumentar as contas de energia.

De acordo com a Aneel, a instalação de painéis solares em habitações do programa aliada à obrigação de compra dessa energia excedente pelas distribuidoras têm um potencial de impacto anual da ordem de R$ 1 bilhão, a ser suportado pelos demais consumidores via aumentos tarifários.

Importante explicar que as pessoas que usam energia solar participam de um sistema chamado geração distribuída, no qual o excedente de quem produz sua própria energia a partir de painéis solares é jogado nas linhas de transmissão de distribuidoras – recebendo por isso, sem ter obrigação de pagar pelo uso das linhas. Porém, os demais consumidores pagam por esse uso.

“Destaca-se que as medidas previstas no art. 38, que conferem redução mínima de 50% no custo de disponibilidade dos consumidores inscritos no Cadastro Único, associada à possibilidade de comercialização do excedente de energia, com compra compulsória pelas distribuidoras, têm um potencial de impacto anual da ordem de R$ 1 bilhão, a ser suportado pelos demais consumidores via aumentos tarifários”, diz trecho do documento da agência.

Diante do alerta, o Ministério da Cidades informou nesta quinta-feira (28.06) que as novas unidades habitacionais vinculadas ao programa Minha Casa, Minha Vida não terão painéis solares.

Leia Também - Janja divulga critérios do programa de distribuição de absorventes

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760