24 de Fevereiro de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Geral Segunda-feira, 26 de Junho de 2023, 09:42 - A | A

Segunda-feira, 26 de Junho de 2023, 09h:42 - A | A

confira

Janja divulga critérios do programa de distribuição de absorventes

Na postagem, a primeira-dama escreveu: “Dignidade menstrual para as mulheres”

Giovanna Bitencourt/Fatos de Brasília

Na rede social Twitter, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, Janja, publicou os critérios de acesso ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, do Governo Federal, que garante absorventes gratuitos a cerca de 24 milhões de pessoas em condição de vulnerabilidade social. A postagem foi feita nesse domingo (25.06). 

Na publicação, Janja escreveu: “Dignidade menstrual para as mulheres”. Em portaria publicada pelo Ministério da Saúde, no dia 19 de junho, a pasta explicou que "a dignidade menstrual é questão que envolve aspectos de saúde pública, educação, cidadania e autoestima. Há milhares de pessoas que menstruam sem acesso a absorventes”, diz comunicado.

A pasta afirma que a pobreza menstrual leva mulheres e meninas a usarem produtos inadequados para conter o fluxo menstrual, como papel higiênico e miolo de pão.

A distribuição de absorventes será para pessoas com matrícula na rede pública de ensino e registradas no CadÚnico, sistema que unifica dados de brasileiros para acesso a programas sociais, e será distribuído em estabelecimentos da Atenção Primária à Saúde, escolas da rede pública, unidades da rede de acolhimento do SUS (Sistema Único de Assistência Social) e presídios, conforme o Ministério.

Conforme o Governo Federal, campanhas publicitárias e materiais de conscientização sobre dignidade e pobreza menstrual devem ser realizados para divulgar o programa. Além disso, estima-se que haja ações de capacitação sobre o tema por agentes públicos. Também há menções a cursos de curta duração, que podem ser feitos de forma online, e também atividades coletivas.

O termo “pessoas que menstruam” é usado para englobar também os homens transgêneros (biologicamente do sexo feminino, mas que não se identificam com o gênero).

A portaria que regula o programa é assinada pelos ministros Nísia Trindade (Saúde), Cida Gonçalves (Mulheres), Camilo Santana (Educação), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Leia mais - Lula destaca melhora da economia e preço baixa da picanha

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760