24 de Junho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Geral Terça-feira, 09 de Maio de 2023, 17:04 - A | A

Terça-feira, 09 de Maio de 2023, 17h:04 - A | A

Em Campanha

Contra PL das Fake News, Telegram alega riscos à democracia e liberdade de expressão

A empresa afirma que, caso seja aprovado, o projeto irá acabar com a internet moderna e obrigará empresas, como a própria Telegram, a deixar de prestar serviços no Brasil.

Carlos Oliveira/ Fatos de Brasília

Depois da Google, agora é a vez do Telegram se posicionar contra a PL das Fake News, argumentando que o projeto de lei apresenta riscos significativos para a democracia e para a liberdade de expressão. Nesta terça-feira (09.05), a empresa postou um texto em seu canal oficial no qual critica a PL, que ainda não tem data para ser votada.

De acordo com o texto publicado o projeto permite que o governo limite o que pode ser dito online ao forçar os aplicativos a removerem proativamente fatos ou opiniões que ele considera "inaceitáveis" e suspenda qualquer serviço de internet sem uma ordem judicial.

Segundo o Telegram, para evitar multas, as plataformas digitais podem escolher remover quaisquer opiniões relacionadas a tópicos controversos, o que coloca a democracia diretamente em risco.

A empresa também critica o projeto por forçar as plataformas a monitorar as comunicações e informar as autoridades policiais em caso de suspeita de crime, criando um sistema de vigilância permanente, sem supervisão judicial independente e prévia.

Caso aprovado com a redação atual, o Telegram afirma que o projeto irá acabar com a internet moderna e obrigará empresas, como a própria Telegram, a deixar de prestar serviços no Brasil.

Para tentar convencer seus usuários a se envolverem na discussão do projeto, a empresa disponibiliza um link para os usuários saberem como falar com os deputados por meio de redes sociais ou por outros meios disponíveis para expressar suas opiniões.

Leia Também: Ministro alerta para a exploração dos trabalhadores pelas plataformas de aplicativos

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760