17 de Maio de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Política Terça-feira, 09 de Maio de 2023, 14:58 - A | A

Terça-feira, 09 de Maio de 2023, 14h:58 - A | A

Uberização

Ministro alerta para a exploração dos trabalhadores pelas plataformas de aplicativos

Luiz Marinho falou que é necessário criar condições para que os trabalhadores de plataformas sejam respeitados

Carlos Oliveira/ Fatos de Brasília

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou nesta segunda-feira (08.05) do 11º Congresso Nacional dos Metalúrgicos e das Metalúrgicas da CUT (Central Única dos Trabalhadores), realizado em um hotel em Guarulhos (SP) até a próxima quinta-feira (11.05).

Durante entrevista concedida no evento, Marinho manifestou sua preocupação com o impacto das novas tecnologias na vida dos trabalhadores. Para o Ministro, as inovações tecnológicas devem ser utilizadas para melhorar as condições de vida da população, e não para explorar ainda mais os trabalhadores.

Marinho destacou a disseminação de aplicativos de transporte, delivery e outros serviços que têm mudado a forma como trabalhamos e consumimos. No entanto, alertou para a realidade preocupante que se esconde por trás da comodidade que esses aplicativos oferecem: a exploração dos trabalhadores.

As plataformas de aplicativos foram criticadas pelo Ministro por transformarem os trabalhadores em escravos dos algoritmos. Condições precárias de trabalho, jornadas exaustivas e baixos salários são uma realidade para muitos trabalhadores que dependem desses aplicativos para sobreviver.

Marinho enfatizou a necessidade de criar condições para que os trabalhadores de plataformas sejam respeitados e defendeu a regulamentação dessas empresas que operam no Brasil via aplicativos.

De acordo com o Ministro, a regulamentação dessas empresas poderia garantir direitos básicos aos trabalhadores, como salário justo, proteção social e trabalhista, além de assegurar condições dignas de trabalho.

Leia Também: Em debate com senadores, Dino anuncia operações para apreender armas

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760