O Senado aprovou nessa quinta-feira (25.05) o projeto de lei n° 2.730/2020 que institui abril como o mês da conscientização sobre o mal de parkinson e indica também a tulipa vermelha como símbolo da campanha. O projeto é de autoria da Câmara dos Deputados. Com a aprovação do Senado a proposta seguirá para a sanção presidencial.
O intuito da proposta é divulgar o tema visando melhorar os índices de diagnóstico precoce da doença e estimular os profissionais a contribuírem com o aumento da qualidade de vida dos doentes, e no retardamento dos sintomas. Além disso, visa incentivar também as universidades públicas e privadas a realizarem o desenvolvimento de terapias.
A senadora Zanaide Maia (PSD-RN) ressaltou a importância do diagnóstico precoce, pois por mais que a progressão da doença seja considerada lenta, muitos casos são descobertos tardios.
“É importante dar visibilidade aos primeiros sintomas porque a gente sabe que o Parkinson na verdade é uma doença de um adulto, de adulto jovem, a partir dos 70 anos. Como o avanço da doença, a progressão é lenta, às vezes quando se vai ver já não tem muito o que fazer”, ressaltou a senadora.
A escolha do mês é em referência ao Dia Mundial da Doença de Parkinson em 11 de abril, data de aniversário de James Parkinson, médico britânico que publicou a primeira descrição detalhada do distúrbio.
Importante destacar, que além do Parkinson ser uma doença crônica, ela é também progressiva e degenerativa e afeta as funções vitais do corpo, como movimentos, equilíbrios que acabam resultando na lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos e entre outros.
Leia Também - Em quatro meses, Ouvidoria do Senado já recebeu mais de 12 mil manifestações
Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).