19 de Junho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Senado Domingo, 28 de Maio de 2023, 15:10 - A | A

Domingo, 28 de Maio de 2023, 15h:10 - A | A

Campanha

Senado aprova abril como mês da Conscientização da Doença de Parkinson

Com a aprovação do Senado a proposta seguirá para a sanção presidencial

Izadora Fernandes/Fatos de Brasília

O Senado aprovou nessa quinta-feira (25.05) o projeto de lei n° 2.730/2020 que institui abril como o mês da conscientização sobre o mal de parkinson e indica também a tulipa vermelha como símbolo da campanha. O projeto é de autoria da Câmara dos Deputados. Com a aprovação do Senado a proposta seguirá para a sanção presidencial.

O intuito da proposta é divulgar o tema visando melhorar os índices de diagnóstico precoce da doença e estimular os profissionais a contribuírem com o aumento da qualidade de vida dos doentes, e no retardamento dos sintomas. Além disso, visa incentivar também as universidades públicas e privadas a realizarem o desenvolvimento de terapias.

A senadora Zanaide Maia (PSD-RN) ressaltou a importância do diagnóstico precoce, pois por mais que a progressão da doença seja considerada lenta, muitos casos são descobertos tardios.

“É importante dar visibilidade aos primeiros sintomas porque a gente sabe que o Parkinson na verdade é uma doença de um adulto, de adulto jovem, a partir dos 70 anos. Como o avanço da doença, a progressão é lenta, às vezes quando se vai ver já não tem muito o que fazer”, ressaltou a senadora.

A escolha do mês é em referência ao Dia Mundial da Doença de Parkinson em 11 de abril, data de aniversário de James Parkinson, médico britânico que publicou a primeira descrição detalhada do distúrbio.

Importante destacar, que além do Parkinson ser uma doença crônica, ela é também progressiva e degenerativa e afeta as funções vitais do corpo, como movimentos, equilíbrios que acabam resultando na lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos e entre outros.

Leia Também - Em quatro meses, Ouvidoria do Senado já recebeu mais de 12 mil manifestações

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760