O Senado Federal informou nesta sexta-feira (26.05) que a Ouvidoria disponibilizada para que os cidadãos manifestem opiniões, sugestões, denúncias, e entre outras reclamações relacionadas às atividades da casa e dos senadores, teve cerca de 12.348 manifestações durante os quatro primeiros meses de 2023. Por meio da Ouvidoria os cidadãos podem direcionar também sugestões de projetos de lei.
Com a Ouvidoria disponibilizada para atender o cidadão, o órgão ajuda no desempenho para garantir a transparência e a inclusão da população nos espaços de poder permitindo que os cidadãos tenham um canal para participação ativa no processo legislativo.
O canal de comunicação faz com que a população forneça informações apropriadas aos mandatos dos parlamentares que se colocam à disposição para ouvir, contribuindo para a melhoria das políticas públicas.
Conforme o senador Plínio Valério (PSDB-AM) o sucesso da ouvidoria só é possível com a consolidação do trabalho e a confiança da população.
“Adquirir a confiança dos nossos funcionários de que a sua mensagem vai chegar no destino, ou seja, ele manda para o senador tal, senador tal vai receber, ele manda na questão do Ministério Público, a gente manda para o Ministério Público, então essa confiança, essa segurança tem sido o fator primordial para a gente ter disparado e atingido mais de 12 mil manifestações”, pontuou.
Ainda segundo o Senado, é permitido a participação de qualquer pessoa na ouvidoria, basta entrar em contato por meio do telefone 0800 061 2211, ou pelo site senado.leg.br/ouvidoria. O engajamento da população brasileira na ouvidoria mostra que o interesse do cidadão pela política está crescendo cada vez mais.
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