24 de Fevereiro de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Política Domingo, 30 de Abril de 2023, 09:56 - A | A

Domingo, 30 de Abril de 2023, 09h:56 - A | A

Repercussão negativa

Polêmica política leva Agrishow a cancelar cerimônia de abertura

Cancelamento da cerimônia de abertura reflete a controvérsia em torno da participação de Bolsonaro

Carlos Oliveira/VGN/Fatos de Brasília

A maior feira de agronegócio da América Latina, a Agrishow, anunciou no sábado (29.04) o cancelamento da cerimônia de abertura da sua segunda edição, que estava programada para ocorrer na segunda-feira 1º de maio, em Ribeirão Preto, São Paulo. A decisão foi tomada, conforme a organização, "em virtude de toda a repercussão gerada" em torno da solenidade.

Conforme divulgou o VGN , o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, teria se sentido desconvidado após a organização sugerir que ele participasse do evento no dia seguinte, em vez de estar presente na cerimônia de abertura que contaria com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A decisão da Agrishow de cancelar a cerimônia de abertura reflete a controvérsia em torno da participação de Bolsonaro no evento. Embora seja esperada a presença do ex-presidente na feira, acompanhando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é improvável que Bolsonaro faça discursos durante o evento. Ele deverá apenas circular pelo local, visitando os estandes de expositores.

Entenda

O presidente da Agrishow, Francisco Matturro, informou ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria presente na cerimônia de abertura do evento no dia 1º de maio, acompanhando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Matturro sugeriu que o Ministro participasse da feira no dia seguinte, (02.05).

Fávaro afirmou que entendeu o recado da sugestão e decidiu não comparecer ao evento. Ele também disse que se sentiu desconvidado para a abertura do evento, mas expressou interesse em participar da feira em outra oportunidade.

Além disso, o patrocínio da Agrishow pelo Banco do Brasil foi criticado por vários ministros da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que questionaram, pelas redes sociais, o uso dos recursos públicos para apoiar o evento. Em resposta, na sexta-feira (28/05), o Banco do Brasil anunciou o cancelamento do patrocínio à Agrishow.

Leia também: Fávaro marca reunião com bancada ruralista para discutir pautas prioritárias do setor agropecuário

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760