21 de Fevereiro de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Política Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023, 15:22 - A | A

Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023, 15h:22 - A | A

Convocação

CPI dos atos golpistas convoca Walter Delgatti, o hacker preso pela PF

A convocação de Delgatti foi votada junto com outros requerimentos e aprovada em votação simbólica

Carlos Oliveira/Fatos de Brasília

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Golpistas de 08 de janeiro, no Congresso Nacional, aprovou nesta quinta-feira (03.08) a convocação do hacker Walter Delgatti. Ele foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (02.08) sob suspeita de fraude em sistemas de órgãos públicos.

Delgatti ganhou notoriedade no episódio conhecido como "Vaza Jato", no qual foram vazadas mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atualmente senador, e o então procurador Deltan Dallagnol, ex-deputado. Em seu depoimento nesta quarta-feira, Delgatti afirmou que, em um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no ano passado, Bolsonaro lhe questionou sobre a possibilidade de invadir as urnas eletrônicas.

A convocação de Delgatti foi votada junto com outros requerimentos e aprovada em votação simbólica, apesar de uma sessão marcada por bate-bocas e confusões.

Além do hacker Walter Delgatti, também foram aprovadas as convocações de Luís Marcos dos Reis, sargento do Exército e ex-integrante da equipe de Mauro Cid, que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, Marcela da Silva Moraes Pinto, cabo da PM, e Adriano Machado, fotojornalista da Agência Reuters.

Os parlamentares da base governista discordaram da convocação de Adriano Machado, alegando que o profissional estava trabalhando na cobertura dos atos e, portanto, deveria estar protegido pelo sigilo da atividade jornalística, previsto na Constituição.

Leia Também: Bolsonaro perguntou se era possível invadir as urnas, diz hacker preso pela PF

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760