24 de Fevereiro de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Geral Sábado, 29 de Abril de 2023, 22:48 - A | A

Sábado, 29 de Abril de 2023, 22h:48 - A | A

SUSPEITA DE RACISMO

Secretário Nacional do Consumidor notifica Gol para explicar expulsão de mulher negra de voo

Segundo o secretário Nacional do Consumidor, tudo indica ser mais um caso de racismo

Edina Araújo/Fatos de Brasília

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, escreveu no Twitter, que já determinou notificação da empresa Aérea Gol para prestar explicações sobre o episódio em que uma passageira negra foi retirada de um voo.

Leia matéria relacionadaMulher negra é expulsa de voo da Gol na BA: "levaram à força"

Segundo ele, tudo indica ser mais um caso de racismo. “Ao que parece mais um caso de racismo nas relações de consumo. A Secretaria Nacional do Consumidor atuará com firmeza contra o racismo no consumo”.

Uma mulher negra foi retirada pela Polícia Federal de um voo que seguiria de Salvador (BA) a Congonhas (SP), na noite de ontem (28.04), sem explicação do motivo da expulsão - sendo informada apenas que seria "determinação do comandante".

Antes de ser removida, a passageira Samantha Vitena Barbosa se dirigiu aos demais passageiros para explicar que o problema começou por quererem obrigá-la a despachar uma mochila com seu notebook.

A abordagem gerou revolta em outros passageiros, que publicaram vídeos do flagrante nas redes sociais. Uma das passageiras mostra que foi questionar o motivo da abordagem e o agente a "convida" a também ir à sede da Polícia Federal. "É um absurdo, isso não pode acontecer. Levaram a mulher à força, gente", é possível ouvir no registro.

Outro vídeo mostra o discurso de um dos policiais. "Se a senhora não puder sair, eu vou mandar todo mundo sair da aeronave e a senhora vai sair. (...) Então acho melhor a senhora por bem acompanhar a gente tranquilamente", disse um dos agentes. Em outro trecho, uma passageira lamenta dizendo "isso é racismo".

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760