O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, escreveu no Twitter, que já determinou notificação da empresa Aérea Gol para prestar explicações sobre o episódio em que uma passageira negra foi retirada de um voo.
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Segundo ele, tudo indica ser mais um caso de racismo. “Ao que parece mais um caso de racismo nas relações de consumo. A Secretaria Nacional do Consumidor atuará com firmeza contra o racismo no consumo”.
Uma mulher negra foi retirada pela Polícia Federal de um voo que seguiria de Salvador (BA) a Congonhas (SP), na noite de ontem (28.04), sem explicação do motivo da expulsão - sendo informada apenas que seria "determinação do comandante".
Antes de ser removida, a passageira Samantha Vitena Barbosa se dirigiu aos demais passageiros para explicar que o problema começou por quererem obrigá-la a despachar uma mochila com seu notebook.
A abordagem gerou revolta em outros passageiros, que publicaram vídeos do flagrante nas redes sociais. Uma das passageiras mostra que foi questionar o motivo da abordagem e o agente a "convida" a também ir à sede da Polícia Federal. "É um absurdo, isso não pode acontecer. Levaram a mulher à força, gente", é possível ouvir no registro.
Outro vídeo mostra o discurso de um dos policiais. "Se a senhora não puder sair, eu vou mandar todo mundo sair da aeronave e a senhora vai sair. (...) Então acho melhor a senhora por bem acompanhar a gente tranquilamente", disse um dos agentes. Em outro trecho, uma passageira lamenta dizendo "isso é racismo".
Já determinei a notificação da Gol para prestar explicações sobre o episódio em que uma passageira negra foi retirada de um voo. Ao que parece mais um caso de racismo nas relações de consumo. A Secretaria Nacional do Consumidor atuará com firmeza contra o racismo no consumo.
— Wadih Damous (@wadih_damous) April 29, 2023
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