A Receita Federal liberou nesta quarta-feira (24.05) a consulta do primeiro lote de restituição do Imposto sobre Renda de Pessoas Físicas (IRPF). O lote comtemplará também restituições residuais de exercícios anteriores.
O pagamento será realizado no próximo dia 31 de maio, no valor total de R$7,5 bilhões, para cerca de 4.129.925 contribuintes, este valor é o maior já pago pela Receita Federal.
O valor deverá ser destinado a contribuintes prioritários, sendo aproximadamente 246.013 idosos acima de 80 anos, 2.464.031 entre 60 e 79 anos, 163.859 contribuintes que tenham alguma deficiência física ou mental, cerca de 1.052.002 que a maior fonte de renda seja o magistério e 204.020 que não possuem prioridade legal, porém receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida.
Para obter informações da disponibilidade da restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, ir na aba “Meu Imposto de Renda”, e depois em “Consultar a Restituição”. A página apresentará orientações e canais de prestação do serviço permitindo uma consulta simplificada e ou completa de acordo com a preferência da pessoa. Caso seja identificado pendência na declaração, o contribuinte poderá retificar para corrigir as informações que estão erradas.
Vale destacar, que é disponibilizado também um aplicativo que ajuda na consulta direta sobre a liberação da restituição e a situação cadastral em que o CPF inscrito se encontra.
A realização do pagamento é feita na conta bancaria informada pela pessoa na Declaração de Imposto, ou de forma direta e indireta por PIX. Se ocorrer uma situação em que o crédito não foi realizado, o valor ficará disponível para resgate por cerca de um ano no Banco do Brasil, e o cidadão deverá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco pelos telefones disponíveis para contato, 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).
Leia Mais - 13º salário de aposentados do INSS começa ser pago na próxima quinta (25)
Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).