01 de Março de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Geral Quinta-feira, 11 de Maio de 2023, 08:24 - A | A

Quinta-feira, 11 de Maio de 2023, 08h:24 - A | A

manipulação de resultados

Ministro da Justiça determina à PF investigação sobre fraudes em resultados de jogos de futebol

PF irá investigar manipulação de jogos esportivos

Lucione Nazareth/VGN

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nessa quinta-feira (10.05) que determinou à Polícia Federal que instaure inquérito para apurar suspeitas de manipulação de resultados de jogos esportivos.

“Diante de indícios de manipulação de resultados em competições esportivas, com repercussão interestadual e até internacional, estou determinando hoje que seja instaurado Inquérito na Polícia Federal para as investigações legalmente cabíveis “, escreveu Dino no seu perfil no Twitter.

Na Câmara dos Deputados, o presidente da Casa de Leis, Arthur Lira (PP-AL), leu pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a adulteração dos jogos de futebol por causa das apostas esportivas. A comissão terá 34 integrantes titulares e 34 suplentes que devem ser indicados pelos líderes de partidos.

Importante destacar que na última terça-feira (09.05), Justiça tornou réus 16 pessoas envolvidas na manipulação de resultados de 13 partidas de futebol, sendo oito do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, um da Série B de 2022 e quatro de campeonatos estaduais realizados em 2023.

De acordo com denúncia do Ministério Público de Goiás (MP-GO), teria ocorrido 23 fatos criminosos ocorridos durante as partidas, nas quais jogadores se comprometeram a cometer faltas para receber cartões e a cometer pênaltis.

Nos autos, consta indícios de fraude em dois jogos do Cuiabá Esporte Clube no Campeonato Brasileiro da Série A, sendo um contra o Ceará ocorrido no dia 16 de outubro de 2022; e segundo em confronto contra o Palmeiras realizado em 06 de novembro de 2022.

Algumas partidas seguem em investigação em outro procedimento criminal, sendo uma delas pelo Campeonato Mato-grossense entre Luverdense e Operário de Várzea Grande.

Na denúncia o MP requer ainda que seja fixado o valor mínimo de R$ 2 milhões para reparar os danos morais coletivos causados pelos denunciados. O valor deverá ser atribuído a todos os réus, considerando-se os fatos elementos já colhidos ao longo da investigação, bem como aqueles que serão trazidos durante a instrução processual.

Leia Também - Deputado negro tem mochila revistada em avião da Azul; PF diz que escolha foi aleatória

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760