01 de Março de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Geral Quinta-feira, 08 de Junho de 2023, 19:59 - A | A

Quinta-feira, 08 de Junho de 2023, 19h:59 - A | A

editais

MEC divulga cronograma do Sisu, ProUni e Fies para segundo semestre de 2023

Os processos seletivos utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso em instituições de ensino superior públicas e particulares

Giovanna Bitencourt/Fatos de Brasília

O Ministério da Educação (MEC) publicou nessa quarta-feira (07.06), os editais do Sisu, ProUni e Fies do segundo semestre de 2023. Os processos seletivos utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso em instituições de ensino superior públicas e particulares.

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) ingressa os estudantes de todo o país em universidades públicas. Já o Programa Universidade Para Todos (ProUni) oferta bolsas de graduação em instituições particulares, enquanto o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede financiamento para o pagamento de mensalidades em cursos superiores em faculdades privadas.

As inscrições para o processo seletivo do ProUni serão abertas no dia 27 de junho e ficará disponível até o dia 30 do mesmo mês. Os candidatos deverão se inscrever pela internet, por meio da página do ProUni.

Somente poderá se inscrever no processo, aquele estudante que tenha feitos as provas de 2021 ou 2022 do Enem e que tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do exame, e nota acima de zero na prova de redação.

O candidato também deverá atender as seguintes condições para ser contemplado, como:

- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública; ou em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

- Ter cursado o ensino médio ou parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

- Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

- Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;

- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

Cronograma: 27 a 30 de junho: Inscrições
4 de julho: Divulgação da primeira chamada
4 a 14 de julho: Confirmação de informações da primeira chamada
24 de julho: Segunda chamada
24 de julho a 3 de agosto: Confirmação de informações da segunda chamada
14 e 15 de agosto: Manifestação de interesse na lista de espera
18 de agosto: Resultado da lista de espera
21 a 28 de agosto: Confirmação de informações da lista de espera

As inscrições o Sisu deverão ser feitas no site do programa, entre os dias 19 a 22 de junho. Poderão se inscrever apenas aqueles que tenham participado do Enem em 2022 e que tenha obtido nota acima de zero na prova de redação e não tenha realizado o exame na condição de "treineiro".

O candidato, ao se inscrever no processo seletivo, poderá escolher até duas opções de vaga. Durante a inscrição, o estudante deverá especificar em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno.

Também deverá especificar a modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer: às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor; às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas e informadas pela instituição; ou às vagas destinadas à ampla concorrência.

Cronograma: 19 a 22 de junho: Inscrições
27 de junho: Resultado da chamada regular
29 de junho a 4 de julho: Matrícula da chamada regular
27 de junho a 4 de julho: Prazo para participar da lista de espera

Os estudantes que desejam realizar o ensino superior pelo fies, poderão se inscrever pela internet, por meio do site do programa, do dia 4 a 7 de julho.

Ao acessar o site, o estudante deverá efetuar seu cadastro no "login único" do governo federal, e criar uma conta gov.br, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, ou inserir o seu número de CPF e senha, caso já possua cadastro.

Poderá se inscrever no processo seletivo do Fies, somente o estudante que tenha participado do Enem a partir da edição de 2010, com nota no exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições prevista no edital, e tenha obtido média aritmética das notas nas 5 provas igual ou superior a 450 pontos, e nota na prova de redação superior a 0, assim como não tenha participado no referido exame como "treineiro".

Também é exigido que o candidato possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Cronograma: 4 a 7 de julho: Inscrições
11 de julho: Pré-seleção da primeira chamada
12 a 14 de julho: Complementação das informações da primeira chamada
18 de julho a 29 de agosto: Pré-seleção da lista de espera

Leia mais - Inscrições para Enem 2023 começam nesta segunda (05)

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760