21 de Fevereiro de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Geral Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023, 10:00 - A | A

Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023, 10h:00 - A | A

snave

Lula sanciona lei que garante sistema de monitoramento de violências nas escolas

Na prevenção, terá de promover programas educacionais e sociais voltados à formação de uma cultura de paz

Giovanna Bitencourt/Fatos de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, sem vetos, a Lei 14.643/23 que obriga o Poder Executivo a implantar o Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave), que é um serviço de monitoramento de ocorrências de violência escolar. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (03.08).

A lei tem origem no Projeto de Lei 1372/22, do ex-deputado Paulo Bengtson (PA), aprovada na Câmara dos Deputados, em dezembro do ano passado, e pelo Senado em julho deste ano. Ela determina que o serviço seja implantado pelo governo federal em articulação com os estados, municípios e o Distrito Federal.

A norma foi aprovada pelo Congresso como resposta a episódios recentes de violência nas escolas, como o ataque a uma creche em Blumenau (SC), ocorrido em abril, que vitimou quatro crianças com idades entre 4 e 7 anos.

De acordo com o texto, o serviço deverá atuar com prioridade na prestação de assessoramento às escolas consideradas violentas, nos termos de regulamento, e na prestação de apoio psicossocial a membros da comunidade escolar vítimas de violência nas escolas ou em seu entorno.

Também deverá produzir estudos, levantamentos e mapeamento de ocorrências de violência escolar e sistematizar medidas e soluções de gestão eficazes no combate à violência escolar. Na prevenção, terá de promover programas educacionais e sociais voltados à formação de uma cultura de paz.

A proposta também diz que deverá haver, ainda, um número de telefone de acesso gratuito de qualquer localidade do país para o recebimento de denúncias de violência escolar ou risco iminente de sua ocorrência.

Leia Mais - Gleisi diz que presidente do Banco Central está sabotando desenvolvimento do Brasil; "manteve juros na estratosfera"

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760