24 de Junho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Geral Quinta-feira, 18 de Maio de 2023, 15:55 - A | A

Quinta-feira, 18 de Maio de 2023, 15h:55 - A | A

monitoramento

Brasil tem primeiro caso suspeito de gripe aviária; Saúde monitora

O homem tem 61 anos e é funcionário de um parque

Giovanna Bitencourt/Fatos de Brasília

O Ministério da Saúde anunciou nessa quarta-feira (17.05) o primeiro caso suspeito de gripe aviária em um homem de 61 anos no Brasil. O homem é funcionário de um parque municipal de Vitória (Espírito Santo), onde foi encontrada uma das três aves com resultado positivo para a doença. O paciente apresenta sintomas gripais leves.

Seguindo o protocolo de Vigilância Sanitária, o homem está em isolamento e está sendo monitorado por equipes de saúde do município. O Ministério informou que está acompanhando e dando suporte necessário ao Estado desde a notificação.

Além da amostra do paciente suspeito, outras 32 pessoas que também trabalham no parque estão sendo analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. As amostras serão enviadas para a Fiocruz, e deverão ser manipuladas em áreas de biossegurança NB-3.

A pasta ressaltou que não foram registrados casos confirmados de influenza aviária A (H5N1) em humanos no Brasil. A transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, estando vivas ou mortas. Conforme o observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada. 

Outras orientações gerais que incluem: ao avistar aves doentes, acionar o serviço veterinário local ou realizar a notificação por meio do Sisbravet; evitar o contato próximo e desprotegido com pessoas que apresentem sintomas gripais; manter os ambientes bem ventilados com porta e janelas abertas; evitar aglomerações em ambientes fechados; praticar higiene das mãos e ter etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar.

Leia mais - Trio é preso acusado de matar venezuelano e espancar idoso no São Mateus

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760