24 de Fevereiro de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Geral Sexta-feira, 02 de Junho de 2023, 09:30 - A | A

Sexta-feira, 02 de Junho de 2023, 09h:30 - A | A

Economia

Brasil fica em 4° lugar entre os países que tiveram crescimento no PIB

O crescimento do país veio acima das expectativas projetadas, 4% acima do mesmo período de 2022

Izadora Fernandes/Fatos de Brasília

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) declarou nessa quinta-feira (1°.06) que o Brasil está em 4° lugar dos países que mais cresceram no Produto Interno Bruto (PIB) ficando atrás somente de 3° Luxemburgo 2%, 2° China 2,2% e 1° Polônia 3,8%. No primeiro trimestre de 2023 o país teve 1,9% de crescimento em relação ao trimestre anterior.

As altas foram nos seguintes segmentos, agropecuária com 21,6%, serviços 0,6% e estabilidade na indústria com -0,1%. O crescimento do país veio acima das expectativas projetadas, 4% acima do mesmo período de 2022.

Nas redes sociais, o presidente Lula (PT) comemorou o crescimento do PIB e afirmou que já está sendo recuperado as políticas públicas sociais e que a economia está voltando a girar no país.

“Estou confiante com o PIB. Tenho dito ao Fernando Haddad que vamos crescer mais do que a estimativa do FMI, porque já recuperamos todas as nossas políticas sociais e o dinheiro está voltando a circular no país. E isso gera mais comércio, mais emprego, mais consumo. E com o Bolsa Família, que teve o valor de R$ 600 garantido pelo Congresso hoje, o dinheiro chega direto às famílias que mais precisam”, diz a publicação.

Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) o PIB deve crescer em 2% ainda no ano de 2023, e que o momento é de já pensar em 2024 para assim manter a economia no país. “Nós já estamos a algum tempo dizendo que o crescimento desse ano vai bater 2% e está comprovando as projeções da Secretaria de Política Econômica”, relatou.

Fernando Haddad em entrevista à imprensa. “A gente tem que começar a pensar em 2024 para manter a economia gerando emprego, clareza de que temos uma oportunidade muito boa, porque a está vindo controlada, juros futuro caindo bastante sensivelmente, o que abre uma janela de oportunidade muito importante para a política monetária, o esforço fiscal continuará sendo feito até o final do ano garantindo o resultado do novo marco fiscal, e tudo isso vai combinando virtuosamente para que nós possamos entrar em um ciclo de desenvolvimento sustentável’, pontuou o ministro.

Leia Também - Policiais rodoviários federais passarão a usar câmeras corporais em 2024

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760