24 de Junho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Senado Quinta-feira, 25 de Maio de 2023, 15:13 - A | A

Quinta-feira, 25 de Maio de 2023, 15h:13 - A | A

Debates

Senador Jayme Campos destaca importância do arcabouço fiscal e posiciona-se sobre projeto do marco temporal

O projeto do arcabouço fiscal e o marco temporal agora aguardam análise e discussão no Senado Federal.

Rojane Marta & Kleyton Agostinho/Fatos de Brasília

O senador da República Jayme Campos (União), abordou importantes questões relacionadas ao arcabouço fiscal e ao projeto do marco temporal. O parlamentar destacou a necessidade de aprimoramento do arcabouço fiscal e sua ligação intrínseca com a reforma tributária, enfatizando a importância do bom senso na aprovação dessas medidas.

Campos expressou otimismo em relação ao debate que ocorrerá no Senado após a votação do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados. Ele ressaltou a necessidade de aprovação desse conjunto de medidas para possibilitar a redução das taxas de juros no Brasil, atualmente uma das mais altas do mundo, conforme destacado pelo presidente do Banco Central.

Quanto às possíveis mudanças no arcabouço fiscal no Senado, o senador afirmou que pode haver eventuais ajustes, mas ressaltou que o projeto está bem elaborado em sua essência.

No que diz respeito ao projeto do marco temporal, Campos enfatizou a importância de prevalecer a decisão anteriormente tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com base na decisão do ex-ministro Carlos Ayres Britto, que considerou a data de promulgação da Constituição de 1988 como “insubstituível referencial para o reconhecimento, aos indígenas, ‘dos direitos sobre as terras que tradicionalmente ocupam’”. O senador defendeu a manutenção dessa posição, ressaltando que qualquer ampliação das reservas indígenas deve incluir a devida compensação financeira aos proprietários das terras afetadas, para evitar prejuízos.

Ao ser questionado sobre a pressão exercida pela bancada ruralista em relação ao projeto do marco temporal, o senador enfatizou que não se trata apenas de uma questão ruralista, mas sim de todos os parlamentares conscientes. Ele ressaltou ser absurdo o governo federal agir de forma que cause prejuízos e situações graves, como conflitos e tumultos, que podem levar até mesmo a fatalidades.

O projeto do arcabouço fiscal e o marco temporal agora aguardam análise e discussão no Senado Federal.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760