16 de Junho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Senado Quarta-feira, 21 de Junho de 2023, 20:13 - A | A

Quarta-feira, 21 de Junho de 2023, 20h:13 - A | A

Sabatinado

Senado aprova Zanin para o STF após trajetória profissional ser levada em consideração

O advogado foi aprovado com 78 a favor e 18 contrários

Carlos Oliveira/ Fatos de Brasília

O advogado Cristiano Zanin foi aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (21.06) para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

A indicação de Zanin, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), gerou críticas, especialmente por parte da oposição, devido à relação pessoal entre o presidente e o advogado. No entanto, sua trajetória profissional e expertise no campo jurídico foram levados em consideração durante o processo de aprovação.

Durante a sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado, Zanin foi questionado por um total de 33 senadores. Respondeu sobre diferentes temas, incluindo sua relação com Lula, sua atuação como advogado e a operação Lava Jato.

Os senadores Jorge Seif (PL-SC), Magno Malta (PL-ES) e Fabiano Contarato (PT-ES) questionaram a respeito de sua opinião sobre temas sensíveis, como a legalização do aborto, a descriminalização das drogas, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a tese do marco temporal.

No entanto, Zanin optou por não se estender em seus comentários sobre aborto, drogas e direitos indígenas, justificando que, como indicado para a Corte, não poderia emitir opiniões sobre essas questões, pois isso o impediria de julgar de forma imparcial os casos relacionados a esses assuntos no futuro.

Após a sabatina, na CCJ, que durou quase 8 horas, foi aberta a votação. A indicação de Zanin para o STF foi aprovada por 21 votos favoráveis e 5 votos contrários, não houve abstenção. O presidente encerrou a sessão e encaminhou a indicação em regime de urgência para o plenário votar.

No plenário Zanin foi aprovado com 78 votos favoráveis e 18 votos contrários. Agora ele ocupará a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou antecipadamente em 11 de abril. Segundo os critérios atuais Zanin poderá ficar no STF até 15 de novembro de 2050.

Quem é Zanin - Cristiano Zanin, 47 anos, é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999, especializou-se em direito processual civil pela mesma instituição. Desde 2013, atua como advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em parceria com sua esposa, Valeska Teixeira Zanin Martins. Embora não sejam criminalistas, a escolha do casal como representante legal de Lula gerou polêmica e questionamentos entre os petistas.

Além de sua prática advocatícia, Zanin é associado fundador do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE) e já lecionou Direito Civil e Direito Processual na Faculdade Autônoma de Direito (FADISP), em São Paulo. Casado e pai de três filhos, um de 13 anos e gêmeos de 9, ele também é sócio em um escritório de advocacia. Zanin destaca-se por sua trajetória profissional e sua atuação marcante no campo jurídico brasileiro.

Leia matéria relacionada - Zanin é sabatinado pelo Senado, acompanhe ao vivo

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760