17 de Maio de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Senado Sexta-feira, 26 de Maio de 2023, 09:16 - A | A

Sexta-feira, 26 de Maio de 2023, 09h:16 - A | A

Conselho de Ética

Racismo contra Vini Jr: Jayme aguarda parecer da Advocacia-Geral sobre denúncia contra Magno Malta

Magno Malta afirmou que “o macaco está exposto” minimizando os ataques racistas sofridos pelo jogador

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, senador Jayme Campos (União-MT) afirmou em entrevista à imprensa nessa quinta-feira (26.05), que não chegou nenhuma representação contra senador Magno Malta (PL-ES) por associar a defesa do jogador brasileiro, Vinicius Júnior, contra casos de racismo a associações de defesa dos animais.

Magno Malta afirmou que “o macaco está exposto” minimizando os ataques racistas sofrido pelo jogador, que vem sendo chamado de 'macaco' durante os jogos no estádio do Valencia. Malta ainda orientou Vinicius a se posicionar a favor dos “racistas” que o atacaram. “Eu, se fosse um jogador negro, entrava em campo com uma leitoinha branca nos braços, ainda dava um beijo nela e falava assim: Olhem como eu não tenho nada contra branco.”

Segundo Jayme, quando tiver conhecimento irá tomar as providências e julgar conforme o regimento Interno da Casa e conforme a Constituição. Segundo o senador, o rito da Casa estabelece inicialmente um encaminhamento para a Advocacia-Geral do Senado que irá manifestar sobre a denúncia. 

Não posso fazer uma manifestação antes de ver a denúncia contra ele (Magno Malta) 

“Em minhas mãos ainda não chegou, ainda vão protocolar. Após eu tomar conhecimento, aquilo que tiver fundamentado evidentemente tenho que dar andamento, dando direito ao contraditório, ampla defesa, etc. cada caso tem um rito, primeiro é prerrogativa do presidente, se eu achar que não tem fundamento eu posso arquivar. Ao contrário, designa para um relator, mas eu criei um critério em que eu encaminho para Advocacia do Senado para manifestação. Depois que recebo, cinco dias tenho que encaminhar”, declarou Jayme.  

Embora o senador afirma que não recebeu a denúncia, na quarta-feira (24) foram protocolados dois requerimentos de instauração de processo disciplinar contra o senador no Conselho, sendo que o primeiro foi assinado por jornalistas, ex-atletas e celebridades e o segundo foi protocolado pelo PSOL.

Leia mais: PGR pede abertura de inquérito contra Magno Malta por fala sobre Vini Jr

 

  

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760