24 de Junho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Política Quarta-feira, 10 de Maio de 2023, 08:07 - A | A

Quarta-feira, 10 de Maio de 2023, 08h:07 - A | A

Lava Jato

Tacla Duran confirma em depoimento propina de 500 mil dólares a procurador da Lava Jato

Em depoimento ele disse que o pagamento foi realizado por um doleiro a advogados envolvidos no esquema

Carlos Oliveira/VGN

Nesta terça-feira (09.05), o advogado Rodrigo Tacla Duran, investigado na operação Lava Jato, prestou depoimento por videoconferência ao juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Duran, atualmente na Espanha, confirmou que o ex-procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima recebeu 500 mil dólares para evitar a prisão de doleiros. Segundo Duran, o pagamento foi realizado pelo doleiro chinês naturalizado brasileiro Wu Yu-Sheng, a advogados envolvidos no esquema.

Carlos Fernando dos Santos Lima atuou por quatro anos na força-tarefa do Ministério Público Federal da operação Lava Jato, sendo considerado um dos principais estrategistas do grupo, embora Deltan Dallagnol (PODE-PR), hoje deputado, tenha conquistado maior visibilidade.

Tacla Duran testemunhou como indicado pelo ex-vice-presidente do Equador, Jorge Glas, que enfrenta processo devido a uma denúncia feita por Dallagnol.

As informações e os dados fornecidos sobre as contas bancárias envolvidas na suposta movimentação de propina foram encaminhados pelo juiz da 13ª Vara à Superintendência da Polícia Federal do Paraná para abertura de investigação.

Moro e Dallagnol

No depoimento, não houve denúncias contra o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro (União-PR), e o ex-procurador Deltan Dallagnol, uma vez que tais denúncias já haviam sido feitas em depoimento anterior. No entanto, devido ao fato de ambos serem parlamentares, essas denúncias foram encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) em razão do foro privilegiado.

Leia Também.Em debate com senadores, Dino anuncia operações para apreender armas

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760