17 de Maio de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Política Quinta-feira, 20 de Abril de 2023, 16:02 - A | A

Quinta-feira, 20 de Abril de 2023, 16h:02 - A | A

Acordo

MST desocupa Embrapa e Suzano, após acordo com o governo.

Movimento fará assembleia assim que o governo tomar as providencias acordadas

Carlos Oliveira

Após acordo com entidades do governo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) decidiu desocupar as sedes da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), em Pernambuco, e da empresa produtora de papel e celulose Suzano, no Espírito Santo.   

Em uma tentativa de diálogo com o governo o MST invadiu diversas propriedades. A fazenda da Suzano, em Aracruz, no Espírito Santo, foi ocupada na segunda-feira (17.04) por cerca de 200 famílias. Enquanto a sede da Embrapa, em Petrolina, no interior de Pernambuco, foi invadida no domingo (16.04) por cerca de 600 famílias.

Nesta quinta-feira (20.04) o governo federal assumiu o compromisso de realizar ações para acomodar as famílias que atualmente estão nas áreas pertencentes à Embrapa e à Suzano. Consequentemente o movimento informou que as áreas serão desocupadas assim que o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar tomar as devidas providências.

Desta forma o movimento informou que quando o governo autorizar a vistoria de 5 áreas em Petrolina, no interior de Pernambuco, e criar uma mesa de negociação entre MST, Suzano, governo federal e governo do Espírito Santo, o grupo fará assembleias e sairá das áreas.

Além da regularização dos assentamentos, o grupo também pediu a nomeação de novos superintendentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Até o momento, o governo já nomeou 8 novos superintendentes. No entanto, 7 Estados ainda estão sem nomeações: Rondônia, Roraima, Alagoas, Tocantins, Amazonas e Amapá e Minas Gerais.

Leia Também: Lira define relator do novo arcabouço fiscal

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760