17 de Junho de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Política Terça-feira, 04 de Julho de 2023, 21:35 - A | A

Terça-feira, 04 de Julho de 2023, 21h:35 - A | A

Visionário

Morre Siqueira Campos, ex-governador do Tocantins que idealizou criação do Estado

Siqueira Campos foi o primeiro governador do Tocantins, ocupando o cargo por quatro mandatos distintos

Carlos Oliveira/Fatos de Brasília

Morreu nesta terça-feira (04.07) o ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos. Ele governou o estado por quatro mandatos. Siqueira estava internado desde a quinta-feira (29.06) em um hospital particular de Palmas devido a uma infecção generalizada.

Ele foi levado ao hospital devido a fortes dores em todo o corpo. Seu quadro clínico era instável e houve uma melhora temporária, mas no fim de semana foi diagnosticada uma infecção pulmonar.

Os médicos utilizaram antibióticos e houve uma resposta inicialmente positiva. No entanto, durante a madrugada desta terça-feira, Siqueira Campos teve uma crise renal e precisou passar por hemodiálise. Logo após, ele precisou ser entubado.

A morte foi comunicada por seu filho, o ex-deputado Eduardo Siqueira Campos, em uma rede social. Eduardo afirmou que Siqueira teve uma morte tranquila.

Ao longo de sua carreira política, Siqueira Campos foi filiado a diversos partidos, como a Arena, PDS, PDC, PFL, PL e PSDB. Como deputado federal, ele foi um defensor ativo da criação do Tocantins.

Ele desempenhou um papel fundamental no processo, inclusive como relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, onde redigiu a emenda que deu origem ao Estado do Tocantins, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988.

Siqueira Campos foi o primeiro governador do Tocantins, ocupando o cargo por quatro mandatos distintos. Durante seu governo, o estado passou por um período de transformação, saindo da precariedade e avançando rumo à industrialização.

Foram realizadas importantes obras, como a interligação das principais cidades com pavimentação, a construção de hospitais regionais e a edificação da capital, Palmas, que se tornou um símbolo do desenvolvimento do estado.

Entre as obras realizadas em Palmas, destacam-se a UHE Luís Eduardo Magalhães, o Hospital Geral de Palmas, o aeroporto, a ponte sobre o lago de Palmas, a praça dos Girassóis e o memorial da coluna Prestes.

Todas essas obras se tornaram os principais pontos turísticos do Tocantins. Com a partida de Siqueira, o estado perde seu maior líder da história.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760