24 de Fevereiro de 2024.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Política Sexta-feira, 05 de Maio de 2023, 08:22 - A | A

Sexta-feira, 05 de Maio de 2023, 08h:22 - A | A

enviado à embaixada

Bolsonaro pode ser investigado nos EUA por adulterar cartão da vacina; deputada pede suspensão do visto

Pedido para suspender visto de Bolsonaro é enviado à embaixada dos EUA

Lucione Nazareth/VGN

A deputada federal, Erika Hilton (PSOL – SP), encaminhou na última quarta-feira (03.05) à embaixada dos Estados Unidos um pedido para suspensão dos vistos de entrada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Além deles, a parlamentar pede ainda a suspensão do visto do tenente-coronel Mauro Cid Barbosa.

No documento, Erika Hilton citou as investigações da Polícia Federal contra Bolsonaro e seus familiares, com autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais), pelo suposto cometimento de adulteração no cartão de vacina.  As investigações resultaram na Operação Venire deflagrada na quarta (03), e que resultaram na prisão de Mauro Cid.

Leia Também - Bolsonaro e sua filha tiveram dados de vacinação forjados; PF apreende celular de ex-presidente

Segundo ela, as “possíveis irregularidades cometidas por Jair Bolsonaro e outros agentes em viagens para os Estados Unidos da América” não geram efeitos jurídicos apenas no Brasil.

A deputada disse ainda que a falsificação de prova de vacina pode ser punida nos Estados Unidos com até 20 anos de prisão, configurando um crime federal.

“Assim sendo, venho, por meio deste documento, requerer, respeitosamente, que a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, bem como o governo a qual ela responde, procedam nos seguintes termos: Iniciar apuração da apresentação, por parte de Jair Messias Bolsonaro; Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro; Mauro Cesar Barbosa Cid; Max Guilherme de Moura; Sergio Cordeiro; João Carlos de Sousa Brecha; Cláudia Helena Acosta Rodrigues da Silva; e Dep. Federal Gutemberg Reis, de cartão de vacinação para a entrada nos Estados Unidos da América nas datas relacionadas à investigação em curso”, diz trecho do documento.

Além disso, pede para que as autoridades competentes nos Estados Unidos da América investiguem o possível cometimento de crimes por parte Bolsonaro; Michelle e os demais citados no ofício; assim como avaliação da suspensão de eventuais vistos válidos no território sob jurisdição americana dos envolvidos nas possíveis práticas delituosas.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 02 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 3029-5760 | (65) 99957-5760