O senador Esperidião Amin (PP-SC) manifestou preocupação, nesta terça-feira (11), no plenário do Senado Federal, com os desdobramentos da ação movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. O parlamentar afirmou que o julgamento conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pode gerar impactos negativos para a própria instituição e contribuir para o aumento da polarização política no país.
“Vejo com grande preocupação os desdobramentos do, entre aspas – entre aspas! –, ‘julgamento’ da ação intentada pela PGR a respeito do ex-presidente, tendo como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro e vários dos seus colaboradores, amigos e outros”, declarou Amin.
O senador ressaltou que respeita o STF e suas decisões, mas alertou para o que considera um grande número de “suspeições fundamentadas” relacionadas ao processo. Segundo ele, essas contestações podem desgastar a imagem da Corte e aprofundar as divisões políticas no Brasil.
“A nossa Suprema Corte, que eu admiro, respeito como advogado, como cidadão e como homem público, está sendo conduzida a uma atitude que vai fazer mal à instituição, porque o grande número de suspeições fundamentadas que são levantadas e serão levantadas, inclusive daqui desta tribuna, a respeito desses passos que estão sendo dados, por terem procedência e por serem fundamentadas, certamente vai contribuir, primeiro, para ampliar a polarização calcificada que o Brasil está vivendo”, afirmou.
A declaração de Amin ocorre em meio ao avanço das investigações que apuram a possível tentativa de golpe de Estado e a disseminação de notícias falsas por parte do ex-presidente e seus aliados. O julgamento do caso pelo STF tem gerado reações divergentes entre parlamentares e juristas.
Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).