Um professor de sociologia do Centro Educacional 03 do Guará, no Distrito Federal, foi afastado do cargo após ser flagrado agredindo um aluno de 17 anos com um tapa na cabeça. O caso ocorreu nessa sexta-feira (04.07) e foi registrado por um estudante com um celular.
Nas imagens, que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento em que o docente se aproxima do aluno, no canto da sala, e o atinge. O vídeo motivou o afastamento imediato do servidor, segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), que abriu um processo disciplinar sigiloso.
A pasta informou, em nota, que repudia "qualquer ato de violência nas unidades de ensino" e reforçou que a equipe gestora prestou atendimento ao estudante e à família. A secretaria afirmou ainda que tomará "todas as medidas legais e disciplinares cabíveis".
Apesar do flagrante, o professor negou que tenha cometido agressão. Segundo relatos à TV Globo, ele teria admitido ter “perdido a paciência”, mas disse que não bateu no estudante.
Após a repercussão, cerca de 40 professores da escola divulgaram uma carta em apoio ao colega. No documento, destacam os 22 anos de carreira do educador, sua conduta profissional e ausência de registros anteriores de má conduta. Eles também reivindicam o direito ao contraditório e à ampla defesa.
O caso será investigado pela Corregedoria da SEEDF com base na Instrução Normativa nº 2 de 2021. Até a conclusão do processo, o professor segue afastado de suas funções.
Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).