O primeiro fim de semana de julho começa com ampla programação cultural em Brasília. Há opções gratuitas de música, cinema, teatro e dança para todos os públicos, com foco na inclusão e acessibilidade.
No sábado (5), o Sesc Taguatinga Sul recebe o festival DF Instrumental FEST. O evento começa às 18h, com entrada franca, e reúne artistas locais e nacionais. A Banda Black Rio, que celebra 50 anos de carreira, é uma das principais atrações. Também se apresentam o Satanique Samba Trio, Real Gang, Ventoinha de Canudo, Iara Gomes, Débora Zimmer e Ava Rocha.
O festival oferece recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras, mesas táteis vibracionais e transporte gratuito adaptado, com inscrição prévia.
O Cine Brasília exibe às 14h o documentário Eros, com audiodescrição, Libras e legendas descritivas. Às 20h, o cinema apresenta o clássico Em Busca do Ouro, de Charles Chaplin, em versão restaurada em 4K.
No Riacho Fundo, a Biblioteca Pública promove às 10h o projeto Bonecas de Pano e Suas Identidades. O grupo Tambor de Crioula Flores de São Benedito conduz a atividade com dança, canto e percussão em celebração à cultura afro-brasileira.
O Circuito Candango de Culturas Populares chega a Samambaia e ao Gama com apresentações teatrais e rodas de capoeira. No sábado, Samambaia recebe o Mamulengo Querenutem e o grupo Forró Raiz de Macaúba. No domingo, o Gama sedia o 4º Encontro Cultural e Artístico de Capoeira.
Também no sábado, das 15h às 22h30, o Festival Brasilidade Candanga ocupa o Centro de Práticas Sustentáveis do Jardim Botânico, em São Sebastião. A entrada é gratuita. Cátia de França (PB), Carol Carneiro, Grupo Cerradims, Choro no Eixo e Dayane Reis estão entre os artistas confirmados.
Aos domingos, o programa Vai de Graça garante transporte público gratuito, e o Jardim Botânico abre as portas sem cobrança de ingresso, por meio do projeto Lazer para Todos.
Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).