Mais de 82 mil luminárias de LED já foram instaladas nas 35 regiões administrativas do Distrito Federal em 2025, como parte do Programa de Modernização da Iluminação Pública. A iniciativa, executada pela CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) desde janeiro, conta com investimento de R$ 300 milhões e tem o objetivo de ampliar a segurança, a eficiência energética e a visibilidade para moradores e motoristas.
A substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio pelo LED já beneficiou especialmente áreas como Plano Piloto, Ceilândia, Gama, Taguatinga e Park Way, regiões identificadas por um mapeamento prévio como críticas em iluminação. O processo inclui a troca de equipamentos antigos, inclusive modelos de baixa eficiência instalados entre 2017 e 2020, para garantir maior durabilidade e menor impacto ambiental.
Segundo o coordenador de Telegestão da CEB IPes, Gleison Fabiano Sousa Salvador, a adoção da tecnologia LED oferece vantagens como economia de até 50% no consumo de energia, maior vida útil (chegando a 60 mil horas), garantia de dez anos e iluminação mais potente e sustentável. As luminárias também melhoram a segurança pública, reduzindo riscos de acidentes de trânsito e a incidência de crimes, segundo Salvador.
A capital conta hoje com mais de 324 mil luminárias em 262 mil postes e o objetivo do governo é substituir todas por LED ainda este ano. Para isso, equipes têm trabalhado em turnos estendidos, incluindo fins de semana, acelerando as instalações e priorizando vias, áreas em regularização, espaços públicos e rodovias.
Além de proporcionar economia ao poder público, a iniciativa contribui para a sustentabilidade ambiental, já que as lâmpadas de LED não utilizam materiais tóxicos e apresentam maior resistência. A previsão é que a modernização continue até que 100% da rede esteja adaptada, consolidando o DF como referência nacional em iluminação pública eficiente.
Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).