O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta terça-feira (13.05), o Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB) no Sol Nascente. Essa é a terceira unidade do tipo no DF, somando às existentes em Recanto das Emas e São Sebastião. A cidade também conta com atendimento especializado na Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia.
Com investimento de R$ 1,26 milhão, o novo centro amplia a rede de enfrentamento à violência de gênero e reforça o acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade. Localizado no Trecho 2, Quadra 100, Conjunto A, o espaço possui 312 m² e estrutura acessível, com recepção, salas de atendimento psicossocial, brinquedoteca, copa, área de convivência, estacionamento e setor administrativo.
A governadora em exercício, Celina Leão, destacou o compromisso com políticas públicas para mulheres e afirmou que a instalação da unidade no Sol Nascente tem importância especial pelo simbolismo da região para o governo.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, enfatizou a proximidade dos serviços com a comunidade, considerando a rotina sobrecarregada das mulheres. O atendimento é gratuito e feito por equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores. Além de apoio às vítimas, o centro promove cursos de capacitação para geração de renda e autonomia financeira.
A próxima unidade deverá ser instalada em Sobradinho II.
Urbanização e novos equipamentos públicos
O Sol Nascente vem recebendo investimentos que somam mais de R$ 690 milhões, refletindo em melhorias como 95% de cobertura de água potável e esgoto. A população local passou de cerca de 7 mil, em 2000, para quase 100 mil habitantes atualmente.
Entre as entregas recentes estão duas creches, uma escola, um restaurante comunitário, um terminal rodoviário, um conselho tutelar e o novo CRMB. Estão previstas ainda a construção de uma UPA, um campus do IFB, a sede definitiva da administração regional, uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar.
“O centro é um símbolo de cuidado e proteção para as mulheres e representa a transformação do Sol Nascente com a chegada de equipamentos públicos e obras estruturantes”, concluiu Celina Leão. (Com Agência de Brasília).
Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).