O governo brasileiro assinou, nesta segunda-feira (09.06, uma Declaração de Intenções com a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), na sede da entidade, em Lyon, na França.
O documento prevê o fortalecimento da cooperação internacional no combate ao crime organizado, com ênfase na atuação contra organizações criminosas transnacionais, modernização das forças de segurança na América Latina e promoção dos direitos humanos nas ações policiais.
O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concedeu a Valdecy Urquiza a Ordem de Rio Branco, no grau de Grande Oficial. A condecoração reconhece os serviços prestados por Urquiza à segurança pública internacional e seu papel de destaque na articulação entre o Brasil e os demais países membros da INTERPOL.
Delegado da Polícia Federal, Valdecy Urquiza ocupa atualmente o cargo mais alto da INTERPOL, o que representa um feito inédito para o Brasil. A homenagem marca o reconhecimento formal do Estado brasileiro à sua trajetória e aos avanços na cooperação internacional contra o crime.
Também participaram da cerimônia o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
Em nota, a Polícia Federal destacou o orgulho pelo reconhecimento conferido ao delegado e reafirmou o compromisso com a segurança pública global, a valorização de seus quadros e o fortalecimento das parcerias internacionais.
Leia Também - Policiais militares salvam bebê engasgada com leite materno no DF
Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).