A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (04.07), que vai investir mais de R$ 33 milhões para ampliar a produção de renováveis e aumentar a eficiência energética das suas unidades no Rio de Janeiro. A medida deve gerar mais de 38 mil empregos diretos e indiretos, além de fortalecer pequenos negócios ligados à cadeia de refino e petroquímica.
O anúncio foi feito em evento com a presença do presidente Lula (PT). Ao discursar, Lula ressaltou o papel estratégico da estatal para o País.
"A Petrobras não é somente uma empresa, é uma espécie de bússola para a economia brasileira. Se a Petrobras vai bem, o Brasil, as outras empresas, vão bem. Por isso, devemos torcer para que ela seja cada vez maior, mais avançada, tecnológica e digital", disse o presidente.
A iniciativa se soma a ações já em curso para fortalecer fornecedores locais. No início de junho, Petrobras e Sebrae firmaram protocolo de intenções com foco em micro e pequenos empreendedores. A parceria busca ampliar a participação desses negócios no processo de contratação da companhia.
Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, nos últimos dois anos cerca de 2.250 pequenos negócios foram impactados pelas ações conjuntas com a estatal. "Unidos, grandes empresas e pequenos negócios, estamos fazendo o nosso país voltar a crescer", afirmou.
Desde 2023, as instituições realizam o roadshow “Encontro com Fornecedores – Construindo Negócios com a Petrobras”, que já passou por dez cidades. O programa inclui temas como qualificação de fornecedores, inovação, apoio financeiro e diretrizes de sustentabilidade.
Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).